Como isso pode afetar no aprendizado dele

A visão é um sentido importante quando se trata do desenvolvimento motor e cognitivo do indivíduo. Logo, quando esse sentido é afetado, o aprendizado da criança é influenciado e produz uma série de dificuldades para ela. E para saber se seu filho apresenta a visão prejudicada, vamos falar em alguns sinais que demonstram isso.

  1. Sensibilidade a iluminação​: Apresentar fortes dores de cabeça que ocorrem frequentemente, por conta da sensibilidade à luz.
  1. Apertar os olhos para a leitura​: Esse também é outro sinal, já que inconscientemente o foco “torna-se melhor” para a criança. Além disso, caso a criança tape um olho com a mão, é bom observá-la porque com tal ação, a criança pretende enxergar melhor.
  1. Insegurança: A falta de vontade em realizar determinadas atividades, já que o aluno percebe que não consegue enxergar direito.
  1. Sentar bem perto da televisão: No momento de assistir a televisão, por exemplo, a criança senta-se muito próxima do aparelho, em que fazem um esforço maior para enxergar.
  1. Andar de cabeça baixa: ​Também há a questão da criança andar de cabeça baixa, pois apresenta dupla visão e para se sentir mais segura, prefere focar seus olhos ao chão.

Tais pontuações representam alguns dos sinais que devemos observar com bastante atenção em nossos filhos para que possamos buscar ajuda de um especialista, o mais cedo possível.

Como falamos inicialmente, a visão apresenta um papel de extrema importância para o desenvolvimento da criança, pois é a partir dela que a associação de textos, tanto visuais como escritos, são realizadas.

Entretanto, quando há uma determinada dificuldade, a criança tende a ficar menos concentrada ao conteúdo passado, como também no momento da socialização com os colegas de classe.

Portanto, é muito importante estar atento e, caso necessário, marcar uma consulta a um oftalmologista, que auxiliará na identificação de qualquer problema de visão que a criança ou adolescente possam ter, como: a miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Além do acompanhamento médico, é importante desenvolver hábitos preventivos em relação à visão: o tempo de exposição às telas (celular, computador, tablet, televisão) e ao sol, são alguns cuidados necessários para evitar problemas graves na visão.

Diante dessas ações, seu/sua filho(a) terá um melhor acompanhamento em seu desenvolvimento motor e cognitivo.

LEAVE A COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *