fbpx

“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.” Esta frase do poeta Carlos Drummond de Andrade demonstra uma realidade quando falamos acerca deste hábito de ler. 

Diante disso, vamos falar um pouquinho mais da importância de incentivo à leitura para que possamos sentir e transmitir aos nossos filhos “esta sede” mencionada por Drummond. 

  • Auxílio no Desenvolvimento: A leitura auxilia os indivíduos no seu desenvolvimento pessoal, social e intelectual. A partir de vivências e dos sentidos produzidos pelo que foi lido, a pessoa interpreta o mundo, constrói/reconstrói e desconstrói seus pensamentos.
  • Enriquecimento do Vocabulário: Quando iniciamos neste universo literário passamos por inúmeros conhecimentos relacionados a palavras e aos seus sentidos naquele livro e/ou naquele trecho específico. Logo, desenvolvemos a capacidade de maior conhecimento pelas palavras para usarmos e principalmente para interpretarmos desde nossos momentos de rotina, como também vivenciar aquela outra história que iniciou uma leitura.
  • Aprimora a Concentração e a Memória: Outro ponto de suma importância em relação a esse incentivo à leitura é que o indivíduo, ao ler, estimula sua concentração e memória, pois passa a guardar situações e nomes de personagens, por exemplo. Assim, podemos perceber uma conexão clara com os benefícios anteriores, já que há um auxílio mútuo entre ambas as partes quando lemos.
  • Reduz o Estresse: Mesmo tirando somente alguns minutinhos para ler durante o dia, vemos que os níveis de ansiedade e estresse já reduzem, o que auxilia a pessoa a manter-se mais tranquila para a realização de suas tarefas e também ajuda a se conectar com aquele momento presente. A leitura, antes de dormir, é um excelente auxílio para uma boa noite de sono.
  • Desenvolvimento do Afeto: Quando lemos, vamos vivenciando e sentindo aquela história e, a partir disso, desenvolvemos afeto e sentimentos pelos personagens e pelos contextos o que cada um passa ali.

Portanto, o incentivo à leitura é de extrema importância para o nosso desenvolvimento intelectual e, especialmente, para o nosso desenvolvimento como seres humanos. Mesmo que sejam poucos minutos por dia, você já faz uma grande diferença, tanto você como para os outros a quem você incentiva, como para seu/sua filho(a). 

Incentive a leitura e vivencie suas emoções, seus personagens e suas histórias!

LEAVE A COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *