O momento de seu/sua filho(a) ir para a escola chegou!

O sol raiou e ele precisa levantar para se arrumar e tomar um café da manhã, ante de seguir para as aulas. Porém, nem sempre esse processo ocorre de maneira prazerosa, porque ela(a) filho apresenta dificuldades para acordar cedo. Então, venha com a gente para saber alguns passos que podem te auxiliar nesse processo, para que isso se torne menos cansativo e mais agradável.

1° Passo: Tornar um Hábito

À medida que vamos incluímos determinadas situações em nossa vida, seguindo uma rotina, aquilo começa a tornar-se um hábito e,  nesse caso, seu/sua filho(a) acaba desenvolvendo-o. É claro que isso não acontece de um dia para o outro. Mas, ao estabelecer horários tanto para dormir quanto para acordar já são um excelente começo.

2º Passo: Qualidade do Sono

E para que o “acordar cedo”  se torne um hábito, alguns outros passos são interessantes, pois, de algum modo, estão conectados. Dessa forma, uma boa qualidade de sono é muito importante, porque ele(a) irá aproveitar o tempo na sala de aula, e na escola, com mais disposição para a realização das atividades propostas, participando mais ativamente das aulas. E, para auxiliar nisso, podemos citar: redução no tempo de exposição de televisão, celular e computador , antes de dormir, propiciando um ambiente com pouca luminosidade e com músicas tranquilas. A leitura de um bom livro também auxilia nesse processo.

3º Passo: Resistir à função de “Adiar” do Alarme

Já que esse processo está em desenvolvimento, é necessário que haja um comprometimento em ajudar seu/sua filho(a) a não adiar o alarme e, sim, acordar no horário estabelecido. Além  disso, isso vai garantir mais tempo e tranquilidade  para ele(a) se arrumar.

4º Passo: Manter uma alimentação de qualidade

Uma alimentação de qualidade é muitíssimo importante para o bom funcionamento de processos do nosso corpo e da nossa mente. Logo, é necessário que estejamos atentos ao tipo de alimentação de nossos filhos antes de dormir, bem como como durante todo o dia. É fundamental ingerir alimentos “leves” e nutritivos para acordar com mais disposição e energia para seguir a rotina.

Tenha em mente esses passos e observe as necessidades e dificuldades de seu/sua filho(a) para ir se adaptando à nova rotina. É fundamental que ele(a) inicie o dia motivado a realizar suas tarefas e a estar no ambiente escolar.

LEAVE A COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *